quinta-feira, 16 de abril de 2015

Haicai

o sabiá
canta em sua gaiola
pergunto-me
se fossem palavras
o que sua canção diria?
Published/publicado em Atlas Poetica, March, 2012

http://www.sumauma.net/haicai/haiku_2012.pdf

Samaúma

Samaúma - a rainha da floresta


Manifesto: clique no selo

"Se houver clareza na alma,
haverá beleza na pessoa.
Se houver beleza na pessoa,
haverá harmonia na casa.
Se houver harmonia na casa,
haverá ordem na nação.
Se houver ordem na nação,
haverá paz no mundo."

Provérbio Chinês

Samaúma - a rainha da floresta

  •             . Pertence às famílias bombacáceas. (Ceiba Pentandra Gaertn).
Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore encontrada na Amazônia. É considerada sagrada para ao antigos povos “maia” e os que habitam as florestas. A palavra samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. A planta é conhecida também por algodoeiro. Cresce entre 60–70 m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. Alguns exemplares chegam a atingir os 90 m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.
Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies. De crescimento relativamente rápido, pode alcançar os 40 metros de altura.
Em determinadas épocas "estrondam" irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.
A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.

Além disso, a árvore apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.

flores da samaúma
Frutos


A fibra é muito leve, altamente inflamável e resistente à água. O processo de separação da fibra é manual. É usada como uma alternativa ao algodão para encher almofadas, colchões (antigamente) e para isolamentos. Na atualidade, a sumaúma foi substituída por materiais sintéticos. As sementes produzem um óleo usado para fabricar sabão e também são usadas como o fertilizante.



Fotos:-flor e frutos: Wiki - árvore:Octavio Campos Salles



https://youtu.be/hRBMx0CtTIc.

O Chamado da Samaúma - Versão Original

Significado de Abraçar

v.t. Estreitar nos braços.
Fig. Cercar, envolver, cingir: o mar abraça a ilha.
Adotar, escolher: abraçar um partido.
Conter, abranger: o estudo da filosofia abraça tudo.
Perceber com a vista: ele abraçou tudo num relance de olhos.
http://www.dicio.com.br/abracar/


terça-feira, 14 de abril de 2015

Um pé de quê - Samauma



Árvore sagrada dos maias, a "mãe da floresta", a "escada para o céu", neste "Um Pé de Quê?" você vai ver quais antigas lendas ainda vigoram sobre a sumaúma, a maior árvore da floresta tropical. Além disso, Regina Casé vai até o meio da Amazônia mostrar como a sumaúma é o GPS d a navegação fluvial. Esta árvore generosa que protege o ecossistema ao seu redor, que consegue se comunicar através de ruídos, que serve de moradia para quem quiser o abrigo de suas raízes, faz a gente entender porque ela é considerada divina.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Samaúma

Samaúma: 'telefone das florestas'

Paula Cruz | 10:42 | 0 comentários

     A Sumaúma é uma árvore encontrada nas Américas, África e também na Ásia. Suas sementes são usadas para preencher almofadas e colchões.
     É muito usada por líderes religiosos de diversas tribos com o intuito de invocar espíritos, além de rituais de cura, usando o som das batidas em seu caule.
     Batendo em suas sapopemas (essas estruturas próximas ao chão) é possível escutar o som há centenas de metros, fato este que lhe deu o apelido de “telefone das florestas”.


http://diariodabotanica.blogspot.com.br/2013/10/samauma-telefone-das-florestas.htm

http://www.samauma.biz/site/samauma/tsm1228samaumaoquesignifica.htm

SAMAÚMA, o que significa?



tibério sá maia



samauma



SAMAÚMA é uma árvore frondosa, considerada sagrada para o antigo povo “maia” e os que habitam às florestas. Pertence às famílias bombacáceas. (Ceiba Pentandra Gaertn).

Consta que é nativa da América do Sul e África, onde atinge a desproporcional altura de setenta metros. Sem dúvida compondo, em conjunto, as mais altas de todas as árvores.

É comum que se destaque no meio das demais, como as castanheiras, atingindo 35 a 45 m. Sua copa ocupa uma enorme extensão porque seus ramos horizontais são longos e abundantes.

SAMAÚMA é tida como a "Mãe da Floresta". Para muitos considerada uma raínha ou simplesmente uma princesa, pela sua enorme altivez e pelo que se constitui. Chamam-na também de barriguda; sumaúma; samaumeira ou sumaumeira.

É muito admirada por sua beleza natural, pelos mistérios que a cercam e pelas propriedades medicinais inexploradas.

Sempre é ligada às coisas da natureza. Na Amazônia, onde se encontra em extinção, é nome de cinco ilhas fluviais: no Tocantins, no Tapajós, no Uaupés, a do Cuminá e a do Curuá.
É o nome de dois lagos. Um à margem do Amazonas e outro do Mamuru. E de duas cachoeiras, uma no rio Tiquié e outra, no Catrinâmi. É o nome de um barco que faz ininterrupta comunicação, entre as famílias relacionadas às diversas "samaúmas" dessa extensa região.

De gênero muito variado chega a possuir mais de um cento de espécies.

Típica de várzea, de pantanais e matas alagadas, talvez, por isso, conhecida por algumas singularidades, como o armazenamento de água em seu tronco.

Influenciada pelas as fases da lua, há ocasiões que a água existente no interior da Samaúma desloca-se para a copa ou raízes.

O movimento das águas no seu interior produz ruídos, que o caboclo chama de "estrondos", podendo se ouvir ao longe na floresta. Os povos das grandes matas costumam utilizar sua água quando estão com sede e longe de outros mananciais.

Consta que é milenar e de enorme tradição. Apresenta uma peculiaridade com relação aos pequenos animais escandentes como sagüis, bicho preguiça que ao perceberem que estão expostos aos ataques de aves predadoras procuram a proteção das frondes das samaúmas.

Essa árvore gera uma paina sedosa e macia, extremamente, leve e espessa que envolve as sementes. Elas se mantêm intimamente agregadas como se para resguardá-las e ao estarem prestes a germinar, a paina tangida pelo vento, arrasta-as para longe, espalhando-as, semeando-as, por uma área de raio muito amplo e, em contato com a terra brotarão para o engrandecimento e a perpetuação da espécie.
A fibra é industrializada para enchimento de colchões, almofadas e coletes salva-vidas, isolante térmico e acústico para câmaras frigoríficas e aviões.
A madeira considerada leve e fácil de manusear é explorada para industrialização de compensado, de polpa de papel, de embarcações fluviais, para a fabricação de brinquedos e maquetas.

Como o estimado Dr. Otavio Castello de Campos Pereira, médico, na capital paulista, já nos perguntaram se a Samaúma tem significado na Maçonaria? E respondemos que não. A questão que se levanta está ligada ao sítio, que mantemos na WEB há dezesseis anos (estamos em 2012 ) – pois esta árvore, é para nós, o símbolo mais autêntico da Internet -www.samauma.biz - também dedicado a Maçonaria Regular Brasileira.
Conforme esse amigo, devemos acrescentar, neste trabalho: -

"Sei que a Samaúma por reter água, no seu tronco se serve para comunicação entre os povos moradores da floresta: porque quando se bate com pancadas ritmadas, no seu tronco, produzem se ribombos ouvidos a grande distância.

De acordo com a medicina popular aprendemos que a água da Samaúma ou o chá da sua casca é um remédio muito poderoso. Capaz de fazer mulheres engravidarem.

Recentemente, ouvi a palestra de um ex-seringueiro - Sr. Florêncio Siqueira de Carvalho que destaca o seguinte:- "Existem igarapés-mirins mantidos pela Samaúma, na época da seca. Segundo ele, suas raízes de tão profundas, atingem o lençol freático. Dessa forma, capta água no interior da terra e a espalha pela superfície, tal como uma bomba, preservando esses charcos" e essas fontes perenes. Realmente, as raízes superficiais cobrem um raio de mais de trezentos metros tendo por centro o seu tronco e quando ela estronda libera a água do caule para o solo regando as plantas que estão ao seu alcance durante a estiagem."

SAMAÚMA, para muitos, simboliza a imortalidade. Na prática, além de dar guarida e proteger pequenos animais, ela é o traço de união, de correspondência, de contato de ligação, de aproximação e de harmonia entre muitos entes das selvas que se sentem bem sob sua fronde. Ela tem um destaque de nobreza e uma grandeza própria dos seres raros e majestosos da natureza.
Faz