sábado, 7 de abril de 2012

Propostas

De acordo com a Lei nº 9.795, de 27 de ABRIL de 1999 que dispõe sobre a Educação Ambiental, 
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

 São princípios básicos da educação ambiental: 

I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; 

II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; 

III - o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; 

IV - a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais; 

V - a garantia de continuidade e permanência do processo educativo; 

VI - a permanente avaliação crítica do processo educativo; 

VII - a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais; 

VIII - o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural. 

Com inspiração na lei de Educação Ambiental, teremos como objetivo maior,  a sensibilização dos alunos e da comunidade escolar para o desenvolvimento de um conjuntos de saberes, conhecimentos, práticas e vivências a  fim de adquirirmos hábitos e atitudes conscientes, no nosso  dia-a-dia, na nossa sala de aula, na nossa escola e arredores,  afim de vivermos e convivermos de forma saudável, harmoniosa, pacífica e sustentável, garantindo a nossa sobrevivência e das gerações futuras. "Um estilo de vida sustentável relaciona-se com a ética na gestão do meio ambiente e na economia, buscando satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações". (Gadotti,Moacir 2008)
Com base nesse objetivo implantaremos na escola,  os indicadores de sustentabilidade, abaixo elencados, como ações a serem realizadas durante o ano letivo: 

Estilo de vida saudável; 
Alimentação saudável ;
Gerenciamento de resíduos;
Otimização e  valorização de recursos hídricos;
Ações de responsabilidade sócio-ambiental;
Pátios verdes;
Consumo consciente;
Convivência pacífica com todos os seres vivos.

"O modo como vamos produzir a nossa existência, nesse pequeno planeta decidirá sobre sua vida ou sua morte e de todos os seus filhos e filhas".  (Adams, Berenice Gehlen, - 2011)

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