domingo, 4 de maio de 2014

Rio Xingu, Indios e Belo Monte

- http://noticias.uol.com.br/album/2012/05/15/veja-imagens-da-maior-reserva-indigena-do-brasil-o-parque-nacional-do-xingu-no-mato-grosso.htm#fotoNav=9


- http://telmadmonteiro.blogspot.com.br/2011/07/o-rio-xingu-vai-virar-um-rio-de-sangue.html

http://geopoliticadopetroleo.wordpress.com/2010/04/24/brasil-precisa-de-uma-belo-monte-por-ano-de-energia/

h1

Brasil precisa de uma Belo Monte por ano de energia

24 de abril de 2010

10 Votes

Agência Brasil
24/04/2010

Para especialista, Brasil precisa de uma Belo Monte por ano de energia

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O crescimento da economia brasileira vai levar a um aumento no consumo de energia e o país vai precisar a cada ano de cerca de 4 a 5 mil megawatts de capacidade nova instalada. Isso equivale à quantidade de energia estimada para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que deverá entrar em operação em 2015. A avaliação é do coordenador do Grupo de Estudos do Setor de Energia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel-UFRJ), Nivalde de Castro
Para ele, o resultado do leilão de Belo Monte, realizado na última terça-feira (20), foi positivo porque a tarifa, de R$ 77,97 por megawatt-hora, é considerada boa para o consumidor brasileiro. “Essa usina, bem como as usinas de Jirau e Santo Antônio [no Rio Madeira, RO], vai reafirmar a matriz hidrelétrica brasileira, que é limpa, renovável e apresenta uma tarifa muito barata”, diz.
Castro lembra que, em 2007 e 2008, quando o Brasil não tinha projetos de hidreletricidade para levar a leilão, por causa da paralisação dos estudos de inventário, o Brasil foi obrigado a contratar 7 mil megawatts de termelétricas a óleo, energia considerada mais cara e mais poluente. Para ele, o Brasil tem a melhor matriz elétrica do mundo.
Segundo Castro, as tentativas de barrar judicialmente a obra não terão sucesso. “É um empreendimento que o Brasil precisa, tem um peso muito importante para o desenvolvimento do país. Isso é o que move a AGU [Advocacia-Geral da União] para evitar qualquer imbróglio que venha a prejudicar a construção desse empreendimento”.
A capacidade total instalada da usina será de 11,2 mil megawatts, mas a energia assegurada, ou seja, aquela que pode ser garantida, prevendo os períodos de seca, será de 4,5 mil megawatts médios.

Edição: Lílian Beraldo

http://agenciabrasil.ebc.com.br/
___________________________________
Mapas e imagens:
Complexo Hidreletrico de Belo Monte
Ilustração: Arte do projeto de Belo Monte
Sabotando o desenvolvimento do Brasil :
James Cameron, canadense radicado nos EUA, diretor do filme Avatar, em manifestação contra a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Estados Unidos e Canadá juntos consomem produzem 20% de toda a energia hidrelétrica do mundo, mas defendem que o Brasil não pode construir novas usinas.
:
Foto: Valter Campanato – Agência Brasil
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário