sexta-feira, 10 de julho de 2015

Um pé de quê

CAMÉLIA

CAMELEIRA, IMPERATRIZ-DO-ORIENTE, JAPONEIRA, JAPÔNICA, ROSA-DO-JAPÃO

NOME CIENTÍFICO
Camellia japonica L.
FAMÍLIA
Theaceae
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE arbustiva, de até 6 m de altura.
TRONCO castanho e poroso.
FOLHAS elípticas, verdes e brilhantes, com consistência de couro e de margem serrilhada, de 5-12 cm de comprimento por 2,5-5 cm de largura, sustentadas por curtas hastes de 8-15 mm de comprimento.
FLORES vermelhas, grandes e sem perfume, de 5-8 cm de largura, dispostas diretamente sobre os ramos, dotadas de 5 pétalas arredondadas e eretas, de 3-5 cm de comprimento cada, e de numerosos estames branco-amarelados, confinados em um “tubo” composto por estames que se soldaram.
FRUTO globoso, seco e lenhoso, do tipo cápsula, de 4-5 cm de diâmetro, e com casca espessa, que se abre espontaneamente liberando suas sementes.
SEMENTE globosa, grande e castanho-escura.
FLORAÇÃO ocorre no Japão, entre os meses de fevereiro e abril, durante a primavera, e os frutos amadurecem no final do outono, início do inverno. A época de sua floração varia de acordo com o clima em que está inserida, podendo ocorrer durante ano todo em regiões mais quentes.
USO/ÁRVORE de utilização paisagística ampla, adequando-se a jardins de estilo europeu, oriental e contemporâneo.
USO/OUTRAS UTILIDADES existem referências ao seu consumo na cozinha oriental. Das suas sementes é extraído um óleo alimentar conhecido como "tsubaki", também utilizado em cosmética, principalmente em produtos para o cabelo. As suas folhas são utilizadas para infusões, tal como as da sua parente mais conhecida, Camellia sinensis Kuntze, a planta do chá. As suas flores são utilizadas, secas e cozidas, em pratos de arroz tais como o "mochi" japonês. As flores são adstringentes e anti-hemorrágicas, servindo ao tratamento de queimaduras, quando misturadas com óleo de sésamo e aplicadas sobre as zonas afetadas. As flores também têm sido usadas em tinturaria para obter um belo tom de verde.
OBTENÇÃO DE SEMENTES Colha os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a abertura espontânea. Retire as sementes para a semeadura.
PRODUÇÃO DE MUDAS Coloque as sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato argiloso bem drenado e muito rico em compostos orgânicos, tendendo ao “turfoso”. Deixe-os em ambiente semissombreado e protegido do vento, e conserve-os constantemente úmidos, irrigando moderadamente durante o período das secas. O local definitivo de plantio deve guardar essas condições de solo, irrigação e sombra. São necessários 6 a 7 anos para que a cameleiras entrem em floração pela primeira vez. Pode-se obter mudas vigorosas a partir das sementes, entretanto, por conta da variabilidade genética, quase nunca reproduzem a planta e as flores parentais. Por essa razão, técnicas de multiplicação vegetativa são usualmente empregadas, tais como a “estaca”, o “mergulho” e a “enxertia”. Estacas de ramos jovens, de cerca de 12 cm de comprimento, sem folhas nos primeiros 5 cm basais, e dotadas de 3-4 folhas podem ser diretamente plantadas ao solo para o enraizamento.
REFERÊCIA BIBLIOGRÁFICA Gonçalves, Dina; RIBEIRO, Maria Margarida; ANTUNES, M. Ângela. “ENRAIZAMENTO DE ESTACAS EM CAMELEIRA (Camellia japonica)” in “Agroforum”, Revista da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, n.º 20, Ano 16, 2008 | WEATHERS, John. “Beautiful flowering trees and shrubs for British and Irish gardens”. Simpkin, Marshall, pg. 134 | WICKSON, Edward J. “California garden flowers, shrubs, trees and vines”. READ BOOKS, 2007, p.232 | Ohwi, Jisaburo. “Flora of Japan: (in English) a combined, much revised and extended translation by the author of his @ Flora of Japan (1953) and @ Flora of Japan-Pteridophyta (1957)”. Edited by Frederick G. Meyer and Egbert H. Walker.1965: Smithsonian institution, Washington D.C., p.627-628.



http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/arvore.php?id=705

http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/

Nenhum comentário:

Postar um comentário