sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Da metamorfose a liberdade


DA METAMORFOSE À LIBERDADE




COMO TUDO COMEÇOU....


EM UMA ATIVIDADE NO PÁTIO, UMA ALUNA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENCONTROU 4 LAGARTAS NUM ARBUSTO, E ME TROUXE EM MÃOS. OS COLEGAS A ACOMPANHARAM ALVOROÇADOS. ALGUNS QUERIAM MATÁ-LAS E OUTROS QUERIAM SALVÁ-LAS. ALGUNS JURAVAM QUE ERAM VENENOSAS. DIANTE DA POLÊMICA, PEDI QUE ME ALCANÇASSEM AS LAGARTAS QUE IRÍAMOS ESTUDÁ-LAS. COLOQUEI EM UM POTE DE PLÁSTICO TRANSPARENTE JUNTO COM GALHOS E FOLHAS DO PÉ DE MANACÁ. COINCIDENTEMENTE FOI NUMA SEXTA ANTERIOR A SEMANA LITERÁRIA E DO MEIO AMBIENTE EM QUE AUTORA HOMENAGEADA SERIA A MARCIA FUNKE DIETER, CUJO LIVRO GABRIELA, A BORBOLETA AMARELA, FOI A OBRA INSPIRADORA DA SEMANA, DEIXANDO TODA ESCOLA DECORADA COM BORBOLETAS. ASSIM OS ALUNOS ESTAVAM CIENTES QUE AS BORBOLETAS PASSAVAM PELA METAMORFOSE (OVO, LAGARTAS, CASULO E BORBOLETA) POR TER SIDO MENCIONADO PELAS PROFESSORAS DO PROJETO DE MEDIAÇÃO DA LEITURA DA NOSSA ESCOLA, EM FUNÇÃO DESSA SEMANA LITERÁRIA E DO MEIO AMBIENTE.


HIPÓTESES (APOSTAS)
COMEÇAMOS PELAS APOSTAS (HIPÓTESES). EM QUANTO TEMPO ELAS VIRARIAM LAGARTAS E QUE CORES TERIAM. AS RESPOSTAS FORAM AS MAIS VARIADAS. DE QUE LEVARIAM ALGUMAS HORAS, SEMANAS, MESES, ANOS E ATÉ 1000 ANOS. EM RELAÇÃO AS CORES, O MAIOR NUMERO DE APOSTAS FOI PARA AS CORES DAS LAGARTAS AMARELA E PRETA.


DÚVIDAS E RELATOS


É VERDADE QUE ELA VIVE UM DIA E DEPOIS MORRE?
É VERDADE QUE DEPOIS DE BOTAR OVOS AS BORBOLETAS MORREM?
EU SEI QUE AS BORBOLETAS SE ALIMENTAM DO PÓLEN E DAS FOLHAS.


PESQUISAS
EM MOMENTOS DE AULA PESQUISAMOS NA INTERNET ASSISTIMOS VÍDEOS DE TODO O DESENVOLVIMENTO DO OVO ATÉ O MOMENTO DO NASCIMENTO DA BORBOLETA, SAINDO DO CASULO E EM SEGUIDA ELA SE PREPARANDO E SE LANÇANDO PARA O SEU PRIMEIRO VÔO. ESSE MOMENTO FOI BEM ESPECIAL, ATÉ PORQUE POR MAIS QUE ACOMPANHEMOS AO VIVO, NÃO FICAMOS OBSERVANDO 24 HORAS PO DIA, ENTÃO NÃO CONSEGUIMOS ACOMPANHAR TODOS OS O MOMENTOS DA VIDA DA BORBOLETA.


PESQUISA
NA BIBLIOTECA, OS LIVROS SOBRE AS BORBOLETAS COMEÇARAM A CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS, QUE MOSTRARAM COM MUITA SATISFAÇÃO AS PROFESSORAS O QUE HAVIAM E ENCONTRADO. OS PEQUENOS OLHAVAM ATENTAMENTE SUAS GRAVURAS E OS QUE SABIAM LER, IAM LENDO AS CURIOSIDADES QUE FORAM LHE CHAMANDO A ATENÇÃO.


EM SEGUIDA PASSAMOS A PESQUISAR NESSES LIVROS E ENCONTRAMOS MUITAS CURIOSIDADES COMO:


A MAIOR E A MENOR BORBOLETA (3mm e 30cm de envergadura);
A BORBOLETA CAVEIRA;
A BORBOLETA COM CAUDA;


OS ALUNOS TAMBÉM FIZERAM PESQUISAS EM CASAS, LENDO E TROCANDO AS INFORMAÇÕES COM OS COLEGAS


OBSERVAÇÃO


AS 4 LAGARTAS FORAM ENCONTRADAS NO DIA 20 DE JUNHO.
SE ALIMENTARAM DAS FOLHAS DO PÉ DE MANACÁ.
TRANSFORMARAM-SE EM CASULO NOS DIAS: DUAS NO DIA 20, UMA NO DIA 22 E A ULTIMA NO DIA 24 DE JULHO.
TRANSFORMARAM-SE EM BORBOLETAS: NA MADRUGADA DO SÁBADO 1 DE AGOSTO (2 BORBOLETAS) , NA MADRUGADA DE TERÇA-FEIRA DIA 4 DE AGOSTO (1 BORBOLETA) E NO MEIO-DIA DA QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO, NASCEU A ULTIMA BORBOLETA, QUE FOI LIBERTADA PELA ALUNA BIANCA, QUE ESTAVA MUITO EMPOLGADA COM ELAS.






UM BELA SURPRESA: OVOS DE BORBOLETA


NUMA SEXTA-FEIRA A TARDE, NO DIA 10 DE JULHO , DIA QUE ESTAVA DE PROJETO ENCONTREI UM BORBOLETA NO PÉ DE MANCÁ, QUE ESTAVA COLOCANDO OVOS. ENTÃO TIREI FOTOS, E MAIS TARDE COLHI DUAS FOLHAS COM OVINHOS PRA MOSTRAR PRA OS ALUNOS.O PROFESSOR CRISTIANANREI DO MAIS EDUCAÇÃO ME ALCANÇOU A LENTE DE AUMENTO E  O MICROSCÓPIO PRA QUE PUDESSEM VER OS DETALHES DOS OVINHOS.






NASCIMENTO DA BORBOLETA NA ESCOLA.
TODAS AS TURMAS FORAM ACOMPANHADAS DE SUAS PROFESSORAS, PARA VER A BORBOLETA QUE NASCEU NO NA ESCOLA, NA TERÇA-FEIRA, DIA 4 DE AGOSTO.


AMPLIANDO A PESQUISA:


ESTUDAMOS SOBRE O PÉ DE MANACÁ E ACABAMOS POR CONHECER UMA LENDA DO MANACÁ, SEGUNDO A QUAL O PÉ ACABOU VIRANDO SIMBOLO DE IRMANDADE, UNIÃO E AMIZADE.


SOBRE A LIBERDADE




O ASSUNTO DA VIDA DOS ANIMAIS NO SEU HABITAT, NA NATUREZA, E NÃO EM CATIVEIROS E GAIOLAS, E A QUESTÃO DA LIBERDADE TANTO DOS ANIMAIZINHOS COMO DAS PESSOAS, VOLTOU A SER FOCO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, JÁ QUE TAMBÉM ESTAMOS FALANDO DISSO NOS ESTUDOS DAS ÁRVORES, DO NELSON MANDELA (COM OS ALUNOS MAIORES). OS ALUNOS FICARAM ENCANTADOS COM A FOTO DE UMA DELAS VOANDO LIVRE NO CÉU AZUL. E AS BORBOLETAS QUE ELES TEM ENCONTRADO NA ESCOLA, SÃO ASSIM REFERIDAS: PROFE OLHA A BORBOLETA QUE TU LIBERTOU! COMO ELA TÁ FELIZ! ESTE TEMA DA LIBERDADE QUE ESTÁ COINCIDINDO COM ESTUDO DA CAMÉLIA, PLANTA QUE TEMOS NA ESCOLA E QUE SIMBOLIZA O APOIO AO FIM DA ESCRAVIDÃO. E ACABEI CONTANDO AOS ALUNOS QUE E MOSTRANDO EM FOTOS QUE AINDA EXISTEM PESSOAS, E INCLUSIVE CRIANÇAS, QUE TRABALHAM EM REGIME DE ESCRAVIDÃO E/OU FAZEM TRABALHOS FORÇADOS PELO MUNDO AFORA!


Bibliografia



Borboleta sugando o néctar das flores do pé de Manacá

Curiosidades-sobre-as-borboletas.



Pé de camélia


Nenhum comentário:

Postar um comentário