DA
METAMORFOSE À LIBERDADE
COMO
TUDO COMEÇOU....
EM
UMA ATIVIDADE NO PÁTIO, UMA ALUNA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENCONTROU
4 LAGARTAS NUM ARBUSTO, E ME TROUXE EM MÃOS. OS COLEGAS A
ACOMPANHARAM ALVOROÇADOS. ALGUNS QUERIAM MATÁ-LAS E OUTROS QUERIAM
SALVÁ-LAS. ALGUNS JURAVAM QUE ERAM VENENOSAS. DIANTE DA POLÊMICA,
PEDI QUE ME ALCANÇASSEM AS LAGARTAS QUE IRÍAMOS ESTUDÁ-LAS.
COLOQUEI EM UM POTE DE PLÁSTICO TRANSPARENTE JUNTO COM GALHOS E
FOLHAS DO PÉ DE MANACÁ. COINCIDENTEMENTE FOI NUMA SEXTA ANTERIOR A
SEMANA LITERÁRIA E DO MEIO AMBIENTE EM QUE AUTORA HOMENAGEADA SERIA
A MARCIA FUNKE DIETER, CUJO LIVRO GABRIELA, A BORBOLETA AMARELA, FOI
A OBRA INSPIRADORA DA SEMANA, DEIXANDO TODA ESCOLA DECORADA COM
BORBOLETAS. ASSIM OS ALUNOS ESTAVAM CIENTES QUE AS BORBOLETAS
PASSAVAM PELA METAMORFOSE (OVO, LAGARTAS, CASULO E BORBOLETA) POR TER
SIDO MENCIONADO PELAS PROFESSORAS DO PROJETO DE MEDIAÇÃO DA LEITURA
DA NOSSA ESCOLA, EM FUNÇÃO DESSA SEMANA LITERÁRIA E DO MEIO
AMBIENTE.
HIPÓTESES
(APOSTAS)
COMEÇAMOS
PELAS APOSTAS (HIPÓTESES). EM QUANTO TEMPO ELAS VIRARIAM LAGARTAS E
QUE CORES TERIAM. AS RESPOSTAS FORAM AS MAIS VARIADAS. DE QUE
LEVARIAM ALGUMAS HORAS, SEMANAS, MESES, ANOS E ATÉ 1000 ANOS. EM
RELAÇÃO AS CORES, O MAIOR NUMERO DE APOSTAS FOI PARA AS CORES DAS
LAGARTAS AMARELA E PRETA.
DÚVIDAS
E RELATOS
É
VERDADE QUE ELA VIVE UM DIA E DEPOIS MORRE?
É
VERDADE QUE DEPOIS DE BOTAR OVOS AS BORBOLETAS MORREM?
EU
SEI QUE AS BORBOLETAS SE ALIMENTAM DO PÓLEN E DAS FOLHAS.
PESQUISAS
EM
MOMENTOS DE AULA PESQUISAMOS NA INTERNET ASSISTIMOS VÍDEOS DE TODO O
DESENVOLVIMENTO DO OVO ATÉ O MOMENTO DO NASCIMENTO DA BORBOLETA,
SAINDO DO CASULO E EM SEGUIDA ELA SE PREPARANDO E SE LANÇANDO PARA O
SEU PRIMEIRO VÔO. ESSE MOMENTO FOI BEM ESPECIAL, ATÉ PORQUE POR
MAIS QUE ACOMPANHEMOS AO VIVO, NÃO FICAMOS OBSERVANDO 24 HORAS PO
DIA, ENTÃO NÃO CONSEGUIMOS ACOMPANHAR TODOS OS O MOMENTOS DA VIDA
DA BORBOLETA.
PESQUISA
NA
BIBLIOTECA, OS LIVROS SOBRE AS BORBOLETAS COMEÇARAM A CHAMAR A
ATENÇÃO DOS ALUNOS, QUE MOSTRARAM COM MUITA SATISFAÇÃO AS
PROFESSORAS O QUE HAVIAM E ENCONTRADO. OS PEQUENOS OLHAVAM
ATENTAMENTE SUAS GRAVURAS E OS QUE SABIAM LER, IAM LENDO AS
CURIOSIDADES QUE FORAM LHE CHAMANDO A ATENÇÃO.
EM
SEGUIDA PASSAMOS A PESQUISAR NESSES LIVROS E ENCONTRAMOS MUITAS
CURIOSIDADES COMO:
A
MAIOR E A MENOR BORBOLETA (3mm e 30cm de envergadura);
A
BORBOLETA CAVEIRA;
A
BORBOLETA COM CAUDA;
OS
ALUNOS TAMBÉM FIZERAM PESQUISAS EM CASAS, LENDO E TROCANDO AS
INFORMAÇÕES COM OS COLEGAS
OBSERVAÇÃO
AS
4 LAGARTAS FORAM ENCONTRADAS NO DIA 20 DE JUNHO.
SE
ALIMENTARAM DAS FOLHAS DO PÉ DE MANACÁ.
TRANSFORMARAM-SE
EM CASULO NOS DIAS: DUAS NO DIA 20, UMA NO DIA 22 E A ULTIMA NO DIA
24 DE JULHO.
TRANSFORMARAM-SE
EM BORBOLETAS: NA MADRUGADA DO SÁBADO 1 DE AGOSTO (2 BORBOLETAS) ,
NA MADRUGADA DE TERÇA-FEIRA DIA 4 DE AGOSTO (1 BORBOLETA) E NO
MEIO-DIA DA QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO, NASCEU A ULTIMA BORBOLETA,
QUE FOI LIBERTADA PELA ALUNA BIANCA, QUE ESTAVA MUITO EMPOLGADA COM
ELAS.
UM
BELA SURPRESA: OVOS DE BORBOLETA
NUMA
SEXTA-FEIRA A TARDE, NO DIA 10 DE JULHO , DIA QUE ESTAVA DE PROJETO
ENCONTREI UM BORBOLETA NO PÉ DE MANCÁ, QUE ESTAVA COLOCANDO OVOS.
ENTÃO TIREI FOTOS, E MAIS TARDE COLHI DUAS FOLHAS COM OVINHOS PRA
MOSTRAR PRA OS ALUNOS.O PROFESSOR CRISTIANANREI DO MAIS EDUCAÇÃO ME
ALCANÇOU A LENTE DE AUMENTO E O MICROSCÓPIO PRA QUE PUDESSEM
VER OS DETALHES DOS OVINHOS.
NASCIMENTO
DA BORBOLETA NA ESCOLA.
TODAS
AS TURMAS FORAM ACOMPANHADAS DE SUAS PROFESSORAS, PARA VER A
BORBOLETA QUE NASCEU NO NA ESCOLA, NA TERÇA-FEIRA, DIA 4 DE AGOSTO.
AMPLIANDO
A PESQUISA:
ESTUDAMOS
SOBRE O PÉ DE MANACÁ E ACABAMOS POR CONHECER UMA LENDA DO MANACÁ,
SEGUNDO A QUAL O PÉ ACABOU VIRANDO SIMBOLO DE IRMANDADE, UNIÃO E
AMIZADE.
SOBRE
A LIBERDADE
O
ASSUNTO DA VIDA DOS ANIMAIS NO SEU HABITAT, NA NATUREZA, E NÃO EM
CATIVEIROS E GAIOLAS, E A QUESTÃO DA LIBERDADE TANTO DOS
ANIMAIZINHOS COMO DAS PESSOAS, VOLTOU A SER FOCO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL, JÁ QUE TAMBÉM ESTAMOS FALANDO DISSO NOS ESTUDOS DAS
ÁRVORES, DO NELSON MANDELA (COM OS ALUNOS MAIORES). OS ALUNOS
FICARAM ENCANTADOS COM A FOTO DE UMA DELAS VOANDO LIVRE NO CÉU AZUL.
E AS BORBOLETAS QUE ELES TEM ENCONTRADO NA ESCOLA, SÃO ASSIM
REFERIDAS: PROFE OLHA A BORBOLETA QUE TU LIBERTOU! COMO ELA TÁ
FELIZ! ESTE TEMA DA LIBERDADE QUE ESTÁ COINCIDINDO COM ESTUDO DA
CAMÉLIA, PLANTA QUE TEMOS NA ESCOLA E QUE SIMBOLIZA O APOIO AO FIM
DA ESCRAVIDÃO. E ACABEI CONTANDO AOS ALUNOS QUE E MOSTRANDO EM FOTOS
QUE AINDA EXISTEM PESSOAS, E INCLUSIVE CRIANÇAS, QUE TRABALHAM EM
REGIME DE ESCRAVIDÃO E/OU FAZEM TRABALHOS FORÇADOS PELO MUNDO
AFORA!
Bibliografia
Borboleta sugando
o néctar das flores do pé de Manacá
Curiosidades-sobre-as-borboletas.
Pé de camélia
Nenhum comentário:
Postar um comentário