segunda-feira, 14 de maio de 2012

Chás: Compartilhando saberes e sabores


                   "No inverno, os chás aquecem o corpo e a alma"       

Nada como um chazinho num dia frio como foi hoje, então provamos um chá de hibisco, esquentamos as mãos e o corpo e nos deliciamos com o sabor da flor....nem todos quiseram provar, e alguns torceram o nariz mas provaram e muitos gostaram!  Não todos.... Mas vamos continuar degustando e conhecendo diferentes tipos de chás e seus usos medicinais, alimentando também os nossos conhecimentos gerais.

Para essa semana hibisco para os 5ºs e 4ºs e guaco para as demais turmas....





Chá de hibisco

O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins, portanto confira o nome científico da planta no rótulo antes de comprar.
O chá contém concentrações elevadas de polissacarídeos e flavonóides – protetores contra os radicais livres. Rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, o hibisco contém fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares. Ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete tipo 2.
A ação diurética do hibisco, além de ajudar a normalizar a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.
Atenção! 
  •  Recomenda-se consumir de preferência o hibisco cultivado de forma orgânica, pois estudos revelam que a quantidade fitoquímica produzida está associada ao estresse sofrido pela planta. Ou seja, os vegetais orgânicos, por serem menos protegidos, podem conter maiores quantidades desses fitoquímicos, substâncias especialmente importantes na prevenção de câncer.
  •  Hibiscus sabdariffa não é o hibisco ornamental comum nos jardins do Brasil, conhecido popularmente como hibisco-da-china ou rosa-sinensis.


Guaco, Mikania sp, , , guaco-de-casa, uaco, cipó-catinga, cipó-caatinga, cipó-sucuriju, coração-de-jesus, erva-de-cobra, erva-cobre, guaco-liso, guaco-de-cheiro, guaco-trepador, guaco-verdadeiro, guape, mikania
  • Nome Científico: Mikania sp
  • Nome Popular: Guaco, guaco-de-casa, uaco, cipó-catinga, cipó-caatinga, cipó-sucuriju, coração-de-jesus, erva-de-cobra, erva-cobre, guaco-liso, guaco-de-cheiro, guaco-trepador, guaco-verdadeiro, guape, mikania
  • Família: Asteraceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América do Sul
  • Ciclo de Vida: Perene
O guaco é uma antiga conhecida dos índios sul-americanos, devido às suas maravilhosas propriedades medicinais. Esta trepadeira volúvel, de textura semi-lenhosa pode atingir 3 m de altura se tiver suporte adequado. Ela apresenta folhas grandes, oblongo-lanceoladas, coriáceas, opostas, simples, brilhantes e de coloração verde intensa. As inflorescênias surgem apenas se aplanta recebe luz direta do sol durante boa parte do dia; elas são do tipo capítulo, com flores hermafroditas de papus branco e corola tubulosa, de cor branco-creme. Os frutos são do tipo aquênio.
  O guaco é uma trepadeira de crescimento  rápido a moderado que pode ser utilizada para cobrir cercas, treliças, grades, entre outros suportes de pequeno e médio porte. Apesar de volúvel, o tutoramento e o amarrio ajudam a planta a subir e se fixar. Também pode ser cultivada em vasos, desde que tenha o suporte adequando. É interessante seu plantio em jardins de ervas e medicinais, devido às suas conhecidas propriedades.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, regado a intervalos regulares. Rústica, não exige maiores manutenções, apenas podas periódicas para controlar o crescimento. Aprecia o frio subtropical ou mediterrâneo. Multiplica-se por sementes ou estacas semilenhosas.
Medicinal
  • Indicações: Afecções respiratórias em geral, tosses, asma, bronquite, gripes, resfriados, alergias, afecções de pele, câncer, reumatismo.
  • Propriedades: Expectorante, anti-tussígena, broncodilatador, antiinflamatória, antimicrobiana, emoliente, calmante, anticancerígena, cicatrizante, anti-reumático.
  • Partes usadas: Folhas e flores.
Autor: Raquel Patro
Conteúdo sob Licença Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário