quinta-feira, 23 de maio de 2013

http://descubraoverde.discoverybrasil.uol.com.br/13-frutas-e-hortalicas-cujos-restos-podem-ser-cultivados/

13 FRUTAS E HORTALIÇAS CUJOS RESTOS PODEM SER CULTIVADOS

Postado em 10 de outubro de 2012 en ALIMENTAÇÃO E SAÚDEDICAS VERDES
Muitos restos de comida que costumamos descartar são apenas lixo. Outros têm utilidade, já que restos de frutas e verduras tornam-se novos pratossobras de café e chá são utilizados em tratamentos de beleza e limpeza, e todos os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados para fazer adubo.
Além disso, sementes, caroços e talos de frutas e verduras podem ser cultivados e gerar plantas que produzem alimentos. Veja como cultivá-las aqui.
Tomate
Os pequenos pontos claros que vemos quando cortamos um tomate ao meio são sementes que podem gerar uma nova planta. Para aproveitá-las, retire e lave as sementes e plante-as em recipientes pequenos com terra fértil. Depois de brotarem, transfira as plantas para um vaso mais fundo, com espaço para as raízes. O tomate deve ser plantado no começo da primavera e colhido no início do verão. Além disso, precisa receber ao menos seis horas de sol por dia e ser regado diariamente.
Batatas e gengibre
Se você já esqueceu uma batata em uma gaveta durante muito tempo, deve ter notado que começam a surgir protuberâncias verdes ou marrons: são os brotos de uma nova planta. Para transformar uma batata velha em várias plantas, coloque-a ao sol durante vários dias até saírem vários brotos. Corte-a em pedaços, incluindo um broto em cada um, e plante-os em terra fértil com o broto virado para cima. Você verá surgir uma planta com uma flor. Quando ela morrer, depois de várias semanas, suas raízes terão batatas pequenas.
O gengibre também produz brotos. Quando surgirem, enterre parcialmente a raiz na terra, com os brotos virados para cima ou de lado.
Papa con brotes.
Brotos em uma batata. Natalie Maynor/Creative Commons.
Cebolinha e alho-poró
A parte branca da cebolinha e do alho-poró (que geralmente é cortada) tem raízes que podem voltar a crescer. Coloque-as em um copo com água perto de uma janela ensolarada. Se vingarem, transporte-as para um vaso.
Abóbora
A polpa da abóbora, repleta de sementes, também pode gerar novas plantas. Pegue uma abóbora que já ficou velha, coloque terra e água na cavidade e espere uma de suas sementes germinar. As sementes extraídas da abóbora podem ser semeadas diretamente em vasos de barro, depois é só esperar que seus brotos cresçam. Quando as plantinhas nascerem, transporte-as para um vaso maior.
Brote de una semilla de tomate.
Broto de uma semente de tomate. Feserc/Creative Commons.
Cebola
Este é outro vegetal que “cresce” quando você não está olhando: quando você deixa uma cebola esquecida em uma gaveta, um broto verde começa a sair na parte de cima. Para aproveitá-lo, corte a cebola ao meio e plante a metade com o broto virado para cima em um vaso para gerar uma nova cebola.
Aipo
Corte a base, deixando alguns centímetros dos talos, e coloque em um prato fundo com água morna. Depois de algumas semanas, folhas novas começam a crescer no centro. Quando as folhas estiverem crescidas, transfira a planta para um vaso. Quando estiver pronta para consumo, arranque-a da terra, use os talos e repita o processo.
Maçã, laranja, mexerica, limão
As sementes contidas no interior dessas frutas podem produzir novas árvores. Embora as árvores frutíferas levem de cinco a dez anos para dar frutos e, às vezes, precisem de enxertos, ver uma árvore crescer a partir de uma semente é uma experiência única.
Depois de recuperar as sementes, você pode semeá-las diretamente em um vaso ou deixá-las para germinar na geladeira. Neste caso, coloque as sementes em um guardanapo de papel úmido e dobre-o em quatro partes. Em seguida, coloque em um saco plástico e guarde na geladeira. Depois de algumas semanas, transfira os brotos para vasos.
Semilla de palta con un brote.
Semente de abacate com broto. Mannewaar/Creative Commons.
Abacate
Para gerar o broto de um novo abacateiro, retire a semente e lave com água fria. Perfure-a de leve com quatro palitos de dente e coloque-a sobre um vaso ou prato com água, apoiando os palitos de madeira como suporte. Mude a água todos os dias e mantenha o recipiente em um lugar ensolarado. Quando o broto alcançar dez centímetros, você já pode plantá-lo.
Você já experimentou uma dessas técnicas? Conte pra gente!
Notas relacionadasPlantas que pueden cultivarse desde sus desechos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário