SESSÕES HISTORIADAS
1.UM DIA DE SOL:
(para se feito na nossa pracinha)
Vamos aproveitar esse dia lindo de sol e vamos nos aventurar pelas montanhas?
Vamos escalar as montanhas (subir as escadas da pracinha, um por um)
Descendo pelo cipó (descer pela barra de ferro, um por um)
Fazer a fila embaixo para juntos nos aventurarmos pelas cavernas(os canos da pracinha, em fila, entrando e saindo pelos canos)
em silêncio pois tem morcegos dormindo e não queremos espantá-los...
Em fila vamos escalar as rochas( subir um por um, pela escada de toquinhos)
E descer pela cachoeira.
Pode-se fazer esse circuito mais de uma vez. Já fiz com todas as turmas(N4 a 5º), essa atividade, em anos anteriores. Eles gostavam. Depois eu pedia para desenharem ou escreverem um texto com o tema:
Uma aventura pelas montanhas. No desenho eles desenhavam a natureza ao invés da pracinha.
Criação: Adriana
1.UM DIA DE SOL:
(para se feito na nossa pracinha)
Vamos aproveitar esse dia lindo de sol e vamos nos aventurar pelas montanhas?
Vamos escalar as montanhas (subir as escadas da pracinha, um por um)
Descendo pelo cipó (descer pela barra de ferro, um por um)
Fazer a fila embaixo para juntos nos aventurarmos pelas cavernas(os canos da pracinha, em fila, entrando e saindo pelos canos)
em silêncio pois tem morcegos dormindo e não queremos espantá-los...
Em fila vamos escalar as rochas( subir um por um, pela escada de toquinhos)
E descer pela cachoeira.
Pode-se fazer esse circuito mais de uma vez. Já fiz com todas as turmas(N4 a 5º), essa atividade, em anos anteriores. Eles gostavam. Depois eu pedia para desenharem ou escreverem um texto com o tema:
Uma aventura pelas montanhas. No desenho eles desenhavam a natureza ao invés da pracinha.
Criação: Adriana
2.EXPLORANDO A TERRA:
Vamos sair pelo mundo para conhecê-lo melhor?
Vamos sair pelo mundo para conhecê-lo melhor?
_Que lugar
montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços e pernas). Muito
cuidado para não cair. Ufa! Conseguimos. Que bela vista tem daqui do alto
(colocar a mão sobre a testa)
_Olhem o mar lá
embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com cuidado.
_Agora vamos correr
até a praia? (correr)
_Chegamos. Oba!
Todos para a água... (nadar)
_ Ufa, que cansaço!
Vamos descansar? (sentar)
_Vejam... Conchinhas!
Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
_Quantas pedras no
chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
_Estou sentido um
cheirinho, um perfume, são flores... Vamos sentir o cheirinho (exercícios
respiratórios)
Depois dessa
aventura, vamos relaxar? (Alongamentos)
3. VAMOS PASSEAR NA FLORESTA
Vamos passear na floresta? Então vamos? Olha lá! Um matagal.
Vamos passar? Então vamos!
Olha lá... Uma árvore. Vamos subir? Então vamos! Descendo!
Vamos passear na floresta?
Então vamos! Ih! Olha lá...
Uma caverna. Vamos entrar? Bem devagar. Chi! Está tudo
escuro...
Uma cauda comprida... Um pelo macio... Um cheiro
engraçado...
Chi! É um gambá, vamos correr. Correndo!
É uma ponte, vamos passar? Uuuuu...
Olhem um matagal, vamos passar? Então vamos!
Olha lá uma cabana! Vamos entrar? Olhem, uma
porta. Vamos fechar? Então vamos!
1,2,3 E o gambá,não veio com a gente? Ainda bem!!
4. A Árvore
A SEMENTE, COM O VENTO, (balançar os braços abertos, pra lá e pra cá).
CAIU NA TERRA FOFINHA.
VEIO A CHUVA, VEIO O SOL (esticar bem os braços).
E BROTOU A SEMENTINHA. (alunos agachados, bem quietinhos).
O CAULE FOI PARA CIMA,
A RAIZ FIRMOU NA TERRA.
A PLANTINHA FOICRESCENDO (alunos se levantam devagar e abrem bem os braços)
BEM LÁ NO ALTO DA SERRA.
HOJE TEM FRUTOS E FLORES.
E AS FOLHINHAS? TÃO BELAS!
PARECE ATÉ QUE O VENTO, (balançar os braços abertos, pra lá e prá cá)
BRINCA DE PIQUE COM ELAS.
DELA TUDO RECEBEMOS
ATÉ A SOMBRA DA RAMADA.
EU CHEGO MESMO A PENSAR
QUE ALI MORA UMA FADA.
A SEMENTE, COM O VENTO, (balançar os braços abertos, pra lá e pra cá).
CAIU NA TERRA FOFINHA.
VEIO A CHUVA, VEIO O SOL (esticar bem os braços).
E BROTOU A SEMENTINHA. (alunos agachados, bem quietinhos).
O CAULE FOI PARA CIMA,
A RAIZ FIRMOU NA TERRA.
A PLANTINHA FOICRESCENDO (alunos se levantam devagar e abrem bem os braços)
BEM LÁ NO ALTO DA SERRA.
HOJE TEM FRUTOS E FLORES.
E AS FOLHINHAS? TÃO BELAS!
PARECE ATÉ QUE O VENTO, (balançar os braços abertos, pra lá e prá cá)
BRINCA DE PIQUE COM ELAS.
DELA TUDO RECEBEMOS
ATÉ A SOMBRA DA RAMADA.
EU CHEGO MESMO A PENSAR
QUE ALI MORA UMA FADA.
♥ Agora vamos descansar que a noite chegou (descer os braços e ficar em posição bem relaxada).
♥ Amanheceu e as árvores saúdam o sol (elevar os braços com suavidade para o alto.)
♥ Agora vamos descansar à sombra da árvore (alunos recostados)
5. O GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo. Um dia ele acordou com muita preguiça.
(esticar braços e pernas) Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da
cama. Ele saiu correndo para atender a mamãe. (correr). Saiu com tanta pressa
que bateu com o pé na mesa (pular num pé só). Depois que o pé parou de doer,
ele saiu a passear (quadrupedar) e não prestou atenção nos carros que passavam,
quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás (quadrupedar para trás).
Pipo ficou nervoso e começou a tremer (tremer). Voltou correndo para
casa.(quadrupedar correndo) e se deitou novamente(deitar). Pipo aprendeu a
lição e agora cada vez que si a rua olha para todos os lados (movimento o pescoço)
6. A FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que
estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo. Resolveu, então, fugir para uma floresta. Ele arrumou o cabelo e saiu muito
contente pulando que nem sapo (saltar). Na floresta havia muitas árvores e o
palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag). No meio do caminho o
palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando,
remando (remar sentado) Quando chegou à outra margem ele encontrou uma enorme
pedra atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou,
empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho. Mas adiante havia uma cerca
bem no lugar onde o palhacinho deveria passar. O que foi que ele fez? Passou
por baixo da cerca (rastejar) Do outro lado da cerca havia um canguru e o
palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru). Enquanto ele imitava o
bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador (
pular e bater com os braços). Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar
cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para
descansar o outro (pular com o pé direito), depois só com o pé esquerdo (pular
com o pé esquerdo). A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a
ficar com medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo. Ele
começou então a voltar pelo mesmo caminho. Ele contornava as árvores bem
devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar), sua garganta
doía e ele fazia assim (respirar ofegante).O sono chegava depressa e o
palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).Neste
momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças. O
palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono. Ele começou
a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de
respiração).
7.O LEÃO E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca
correndo. (correr) Muito assustado estava o rato, pois fugia do gato
preto. No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a
tremer. (tremer). O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe
fez mal nenhum e deixou que ele seguisse seu caminho. Um dia o leão
caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo não conseguia
sair. (movimentar o corpo inteiro). Fez força (movimento de empurrar),
rugiu furioso, mas de nada adiantou. O rato que naquele dia passava por
ali viu o desespero do amigo e resolveu roer as cordas da rede com muita
paciência. Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a
dar pulos de alegria (saltar). Saltou tanto que começou novamente a
ficar cansado, tão cansado que mal conseguia respirar e respirava
assim (respirar bem devagar). O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho
e prometeram serem amigos.
8.CHAPEUZINHO VERMELHO
Era uma vez uma menina muito
alegre e educada. Tinha esse nome porque usava um gorro vermelho na cabeça. Um
dia ela pediu a mamãe para levar flores para a vovó que morava no bosque.
Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina). Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços). Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração) Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos. Ela subiu na árvore. Vamos subir também? (fazer o movimento) Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las. (abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração). Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras ( saltar várias vezes),logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar). Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr). O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas). O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar os músculos-boneco de mola) Chegou à casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
_Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita) e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda). Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha. Ela mora longe, o caminho é deserto. E o lobo mau passeia aqui por perto. E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha. Dormirei contente.”
Fontes:
Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina). Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços). Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração) Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos. Ela subiu na árvore. Vamos subir também? (fazer o movimento) Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las. (abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração). Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras ( saltar várias vezes),logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar). Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr). O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas). O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar os músculos-boneco de mola) Chegou à casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
_Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita) e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda). Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha. Ela mora longe, o caminho é deserto. E o lobo mau passeia aqui por perto. E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha. Dormirei contente.”
Fontes:
Read
more:http://www.pragentemiuda.org/2007/01/ginastica-historiada-arvore.html#ixzz1ubR05UDj
Imagens: web
Imagens: web
Nenhum comentário:
Postar um comentário