Primeiros passos da nossa caminhada do Projeto de Educação Ambiental
Diagnóstico na nossa escola e algumas ações em 2012 ....
Antes e Depois:
2012
Jardim Secreto
Antes:
Depois:
Durante:
Antes
Depois
Espiral de flores e hortaliças
Antes:
Depois:
Durante:
Escolas do bairro Canudos são premiadas no Recicle do Rissul
Os prêmios doados, com o auxílio da empresa Suzuki, foram composteira, banquetas, banco e lixeiras.
Da Redação
Foto: Divulgação
Os prêmios doados, com o auxílio da empresa Suzuki, foram composteira, banquetas, banco e lixeiras. O primeiro lugar ficou com as lixeiras, banco e banquetas e o segundo lugar com a composteira.
Chás: Colheita, preparo e apreciação
Dentro do programa VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS , Do MEC, ocorre o CNJIMA(A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ), sendo que esta ocorre em três etapas: Conferencia na escola, regional, estadual, nacional.
A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.
Conferência do Meio Ambiente na Escola
Marco Zero 2013
É preciso conhecer para cuidar e proteger. Uma boa maneira de estudar os subtemas desta conferência e traçar correlações com o nosso local é elaborar um diagnóstico.
Diagnóstico do meio ambiente em nossa escola e entorno:
1) Lixo encontrado no pátio da escola e nas calçadas próxima a escola:
Embalagem de Figurinhas;
Embalagem de Salgadinhos,
bolachinhas recheadas,
Garrafas pet :
Caixinhas de sucos e achocolatados,
Embalagem de balas, pirulitos, sacolé
2) Apesar das lixeiras separadas que temos, ainda encontramos lixos misturados nas lixeiras
3) Lixos nos bueiros e arroios no entorno da nossa escola
4) Tipo de lixo também demonstra que os alunos consomem em grande quantidade lanches industrializados como salgadinhos bolachas recheadas, balas, picolés
INTERVENÇÕES JÁ COMBINADAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMISSÃO COM-VIDA
1) Campanhas de conscientização sobre a problemática do lixo na terra, água, ar . Esse assunto será tratado de forma transversal nas salas de aulas, dentro do seu projeto de estudo.
2) Incentivo para separação do lixo, pois lixo separado, pode ser reaproveitado.
3) Reaproveitamento do lixo orgânico para produção de adubo na escola, servindo de exemplo para que se possa fazer em casa.
4) Utilização desse adubo no cultivo de chás, alface, tomates e outros, que poderão servir de alimentos para nossos alunos, oportunizando momentos de integração com lanches saudáveis
O que já está acontecendo:
Resíduos Orgânicos viram adubo...
1) Orientação sobre adubo orgânico
2)Alunos fazendo campanha de conscientização
3) Destinando o lixo orgânico a lixeira certa
5) Parceria com as funcionárias da escola para encaminhar o lixo orgânico e as folhas varridas para o jardim secreto , onde estão as composteiras.
6) Composteiras
Aqui vemos que foram misturados embalagens de cartinhas, então insistimos na importância de destinar o lixo ao lugar correto.
SONHOS
Mais brinquedos para as pracinhas, para que elas possam brincar, interagir, sonhar, imaginar.....
Que tal construir com pneus....
Alimentação sudável prazerosa e cultivo de mais e mais ervas e hortaliças para o incentivo e prática da alimentação saudável....
Reaproveitamento da água da chuva para utilização em nosso cultivos
Inspirações
Vamos ao Plano de Ação !
Ojetivos já traçados e encaminhados no 1º semestre de 2013
O quê
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Quem
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Como
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Quando
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Observações
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Materiais e custos
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Diagnóstico da questão do lixo
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Com todos os alunos,
Professores, profissionais da limpeza.
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Observação, reuniões, questionamentos aos alunos, recolher sugestões dos funcionários e professores da escola
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março
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Conscientização
Sobre a situação do lixo no chão e os lixos misturados e as consequências do lixo no chão e de misturarmos o lixo.
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Com todos os alunos da escola
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Filmes, pesquisas de imagens e textos na internet
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abril
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Filme: wall-e
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Logística do destino dos resíduos orgânicos da escola
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Funcionários, alunos, professores, direção
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Todos colocarão o lixo nas lixeiras correta. Esse lixo será recolhido e encaminhado para o jardim secreto, que será colocado nas composteiras, junto comas folhas varridas pelas funcionárias da escola
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A partir de maio até o final do ano.
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Baldes brancos reciclados comprados em um armazém de Hamburgo Velho
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Composteira
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Com a utilização de caixas de legumes, jornal
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maio
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Doação das caixas pelo pai do Pedro do 4º ano
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Caixa, jornais
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Minhocas para composteira
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Doação de professores
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junho
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Pesquisa sobre o valor das minhocas nas composteiras
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junho
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Mais pesquisas, imagens e filmes sobre o lixo no mar, no espaço, e servindo sendo consumidos por animais
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Nas aulas de informática e projeto de educação ambiental
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A partir de junho
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Documentário: A ilha de plástico sobre o lixo no mar e animas que morrem consumindo lixo como alimento
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O quê
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Quem
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como
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quando
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observações
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Materiais e custos
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com a turma que estiver em educação ambiental
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Pesquisa sobre o lixo e os malefícios dele pra a saúde das pessoas plantas e animais e do planeta
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Todas as turmas
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Projeto: ________________________________________________________________________________
Plano de Ação: Escola Sustentável EMEF Pres. Deodoro da Fonseca
O quê
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Quem
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Como
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Quando
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Materiais e custos
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Observações
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