quinta-feira, 20 de junho de 2013

Plano de Ação


Ojetivos já traçados e encaminhados

O quê
Quem
 Como
Quando
Observações
Materiais e custos
ok 
Diagnóstico da questão do lixo
Com todos os alunos,
Professores, profissionais da limpeza.

Observação, reuniões, questionamentos aos alunos, recolher sugestões   dos funcionários e professores da escola
março



Conscientização
Sobre a situação do lixo no chão e os lixos misturados e as consequências do lixo no chão e de misturarmos o lixo.

Com todos os alunos da escola
Filmes, pesquisas  de imagens e textos na internet
abril
Filme: wall-e



Logística do destino dos resíduos orgânicos da escola
Funcionários, alunos, professores, direção
Todos colocarão o lixo nas lixeiras correta. Esse lixo será recolhido e encaminhado para o jardim secreto, que será colocado nas composteiras,   junto comas folhas varridas pelas funcionárias da escola


A partir de maio até o final do ano.

Baldes brancos reciclados comprados em um armazém de Hamburgo Velho

Composteira

Com a utilização de caixas de legumes, jornal
maio
Doação das caixas pelo pai do Pedro do 4º ano
Caixa, jornais

Minhocas para composteira

Doação de professores
junho



Pesquisa sobre o valor das minhocas nas composteiras


junho



Mais pesquisas, imagens e filmes sobre o lixo no mar, no espaço, e   servindo sendo consumidos por animais

Nas aulas de informática e projeto de educação ambiental

A partir de junho
Documentário: A ilha de plástico sobre o lixo no mar e animas que morrem consumindo lixo como alimento





Objetivos para o próximo semestre:

O quê
Quem
como
quando
observações
Materiais e custos

cultivo  de ervas e hortaliças 




 todos os alunos
 nas aulas de educação ambiental
 a partir de agosto

 terra
mudas
latas
baldes


recolhimento
da água de
chuva




 pais?

 2º semestre

 reservatório da água
encanamento



brinquedos de

pneus

 pais?
recortar e pintar pneus, parafusar , enterrar
 2º semestre




passar nas salas com a turma que estiver em educação ambiental para recolher o lixo orgânico, observar a separação e anotar na tabela como está o desempenho da turma que se sair bem será premiada.




alunos

períodos após o lanche e recreio
com a turma que estiver em educação ambiental 
 Esse lixo será levado  para o lixo marrom, que será destinado a composteira


 Passeio ao centro urbano ecológico da Maria Leoni
para sensibilizar que é possível ter uma horta urbana em lugares pequenos podendo cultivar saúde






turmas de alunos

nos dias combinados anteriormente 
com a professora da turma para que possamos junto
ao passeio

 datas a combinar


passsagem de onibus


Passeio de estudo dos 5ºs anos ao Quinta da Estância: Sítio Ecológico;










Pesquisa sobre o lixo e os malefícios dele pra a saúde das pessoas plantas e animais  e do planeta 




Todas as turmas
 dentro do projeto de estudo respectivo de cada turma.
Ex. Biologia
marinha e as conseqüências do lixo nesse ambiente...
O corpo humano: consequências do lixo sobre a saúde do corpo humano.
 durante o ano.
 O resultado dos trabalhos poderá ser mostrado durante a mostra cultural da escola.




Projeto:   ________________________________________________________________________________               
Plano de Ação:  Escola Sustentável EMEF Pres. Deodoro da Fonseca

O quê
Quem
Como
Quando
Materiais e custos
Observações




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário