quinta-feira, 20 de junho de 2013

Inspiração: Walério e Maria Leoni Hennemann

Meio Ambiente - 19/06/2013 08h38

Atualizado em 19/06/2013 08h45

Lição de casa ambiental para novas gerações em Novo Hamburgo

Projeto de casal aposentado inspira as crianças e traz cuidado ambiental

Adriana Lima

Foto: Diego da Rosa/GES
Novo Hamburgo  - As boas práticas ambientais, que sempre foram comuns na vida de Walério e Leoni Hennemann, tomaram literalmente conta da rotina e da residência do casal. Os aposentados transformaram a própria casa, em Novo Hamburgo, no Centro Urbano de Práticas Ambientais, um espaço repleto de ideias que envolvem os conceitos dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Logo na entrada, é possível ver o cesto de coleta de jornais e guias telefônicos, um sistema de captação da água da chuva e dois grandes painéis de captação de energia solar fotovoltaica, além das mais variadas plantas que compõem a decoração do local.
São cultivados alguns vegetais, frutas, temperos, chás e hortaliças, em suas mais variadas versões: desde pequenas mudas até trepadeiras que invadem telhado adentro. Filha de agricultores, a pedagoga aposentada explica que a iniciativa surgiu desde quando adquiriram a residência, e que hoje seu trabalho é baseado em contribuição social, preservação dos recursos e incentivo dos visitantes à harmonia com a natureza.
Visitas agendadas
O Centro Urbano de Práticas Ambientais recebe visitas agendadas de estudantes de diversas escolas da cidade e também de empresários e colaboradores que desejam aplicar uma atitude verde em casa ou no trabalho. “Acreditamos que o trabalho de preservação ambiental e uso correto dos recursos naturais é um processo de começo, meio e fim. Por isso, no caso das escolas, por exemplo, o tema é trabalhado em sala de aula antes da visita e também depois dela, em debates e redações”, conta. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail lewaesperanca@terra.com.br ou pelo telefone (51) 3593-1094.

http://www.jornalnh.com.br/novo-hamburgo/458854/licao-de-casa-ambiental-para-novas-geracoes-em-novo-hamburgo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário