sexta-feira, 21 de junho de 2013

Rumo a 1ª Conferencia do Meio Ambiente na Escola Deodoro - 2013

Primeiros passos da nossa caminhada do Projeto de Educação Ambiental



Conscientização ambiental é... saber que cada passo nosso interfere na Terra que pisamos!

Diagnóstico na nossa escola e algumas ações em 2012 ....



























Antes e Depois:
2012


Jardim Secreto

Antes: 
 
Depois:

Durante:












Antes


Depois 




Espiral de flores e hortaliças

Antes:


Depois:


Durante:






Escolas do bairro Canudos são premiadas no Recicle do Rissul

Os prêmios doados, com o auxílio da empresa Suzuki, foram composteira, banquetas, banco e lixeiras.


Da Redação
Foto: Divulgação
Novo Hamburgo  - A ação Recicle suas ideias do Supper Rissul, que se estende até 2013, agora premiou as escolas do bairro Canudos. A comunidade que levou suas sacolas plásticas e votou beneficiaram as escolas municipais Presidente Deodoro da Fonseca (foto) e a Presidente Floriano Peixoto em 1.º e 2.º lugar respectivamente.
Os prêmios doados, com o auxílio da empresa Suzuki, foram composteira, banquetas, banco e lixeiras. O primeiro lugar ficou com as lixeiras, banco e banquetas e o segundo lugar com a composteira.


Chás: Colheita, preparo e apreciação
































Dentro do programa VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS , Do MEC, ocorre o CNJIMA(A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ), sendo que esta ocorre em três etapas: Conferencia na escola, regional, estadual, nacional.
A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Então vamos a  nossa:
Conferência do Meio Ambiente na Escola 




Marco Zero 2013


É preciso conhecer para cuidar e proteger. Uma boa maneira de estudar os subtemas desta conferência e traçar correlações com o nosso local é elaborar um diagnóstico.

Diagnóstico do meio ambiente em nossa escola e entorno: 

1) Lixo encontrado no pátio da escola e nas calçadas próxima a escola:
Embalagem de Figurinhas; 
Embalagem de Salgadinhos, 
bolachinhas recheadas,
Garrafas pet :
Caixinhas de sucos e achocolatados,
Embalagem de balas, pirulitos, sacolé

2) Apesar das lixeiras separadas que temos, ainda encontramos lixos misturados nas lixeiras

3) Lixos nos bueiros e arroios no entorno da nossa escola

4) Tipo de lixo também demonstra  que os alunos consomem em grande quantidade lanches industrializados como salgadinhos bolachas recheadas, balas, picolés



















Pensar + Agir
• Conhecer – Projetos de Pesquisa.
• Desenvolver Projetos de Intervenção.



INTERVENÇÕES  COMBINADAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMISSÃO COM-VIDA

1) Campanhas de conscientização sobre a problemática do lixo na terra, água, ar . Esse assunto será  tratado de forma transversal nas salas de aulas, dentro do seu projeto de estudo.
2) Incentivo para separação do lixo, pois lixo separado, pode ser reaproveitado.
3) Reaproveitamento do lixo orgânico para produção de adubo na escola, servindo de exemplo para que se possa fazer em casa.
4) Utilização desse adubo no cultivo de chás, alface, tomates e outros, que poderão servir de alimentos para nossos alunos, oportunizando momentos de integração com lanches saudáveis


O que já  está acontecendo:


Resíduos Orgânicos viram adubo...

1) Orientação sobre adubo orgânico



2)Alunos fazendo campanha de conscientização




3) Destinando o lixo orgânico a lixeira certa

4) Encaminhando o lixo a lixeira marrom , do lixo orgânico



5) Parceria com as funcionárias da escola para encaminhar o lixo orgânico e as folhas varridas para o jardim secreto , onde estão as composteiras.




6) Composteiras 


Aqui vemos que foram misturados embalagens de cartinhas, então insistimos na importância de destinar o lixo ao lugar correto.






Dia do Desafio: Alimentação Saudável





SONHOS



Mais brinquedos para as pracinhas, para que elas possam brincar, interagir, sonhar, imaginar.....
Que tal construir com pneus....




Alimentação sudável prazerosa e cultivo de mais e mais ervas e hortaliças para o incentivo e prática da alimentação saudável....






Reaproveitamento da água da chuva para utilização em nosso cultivos



Inspirações










Vamos ao Plano de Ação !
Ojetivos já traçados e encaminhados no 1º semestre de 2013 

O quê
Quem
 Como
Quando
Observações
Materiais e custos
ok 
Diagnóstico da questão do lixo
Com todos os alunos,
Professores, profissionais da limpeza.

Observação, reuniões, questionamentos aos alunos, recolher sugestões   dos funcionários e professores da escola
março



Conscientização
Sobre a situação do lixo no chão e os lixos misturados e as consequências do lixo no chão e de misturarmos o lixo.

Com todos os alunos da escola
Filmes, pesquisas  de imagens e textos na internet
abril
Filme: wall-e



Logística do destino dos resíduos orgânicos da escola
Funcionários, alunos, professores, direção
Todos colocarão o lixo nas lixeiras correta. Esse lixo será recolhido e encaminhado para o jardim secreto, que será colocado nas composteiras,   junto comas folhas varridas pelas funcionárias da escola


A partir de maio até o final do ano.

Baldes brancos reciclados comprados em um armazém de Hamburgo Velho

Composteira

Com a utilização de caixas de legumes, jornal
maio
Doação das caixas pelo pai do Pedro do 4º ano
Caixa, jornais

Minhocas para composteira

Doação de professores
junho



Pesquisa sobre o valor das minhocas nas composteiras


junho



Mais pesquisas, imagens e filmes sobre o lixo no mar, no espaço, e   servindo sendo consumidos por animais

Nas aulas de informática e projeto de educação ambiental

A partir de junho
Documentário: A ilha de plástico sobre o lixo no mar e animas que morrem consumindo lixo como alimento





Objetivos para o próximo semestre:

O quê
Quem
como
quando
observações
Materiais e custos

cultivo  de ervas e hortaliças 




 todos os alunos
 nas aulas de educação ambiental
 a partir de agosto

 terra
mudas
latas
baldes


recolhimento
da água de
chuva




 pais?

 2º semestre

 reservatório da água
encanamento



brinquedos de

pneus

 pais?
recortar e pintar pneus, parafusar , enterrar
 2º semestre




passar nas salas com a turma que estiver em educação ambiental para recolher o lixo orgânico, observar a separação e anotar na tabela como está o desempenho da turma que se sair bem será premiada.




alunos

períodos após o lanche e recreio
com a turma que estiver em educação ambiental 
 Esse lixo será levado  para o lixo marrom, que será destinado a composteira


 Passeio ao centro urbano ecológico da Maria Leoni
para sensibilizar que é possível ter uma horta urbana em lugares pequenos podendo cultivar saúde






turmas de alunos

nos dias combinados anteriormente 
com a professora da turma para que possamos junto
ao passeio

 datas a combinar


passsagem de onibus


Passeio de estudo dos 5ºs anos ao Quinta da Estância: Sítio Ecológico;










Pesquisa sobre o lixo e os malefícios dele pra a saúde das pessoas plantas e animais  e do planeta 




Todas as turmas
 dentro do projeto de estudo respectivo de cada turma.
Ex. Biologia
marinha e as conseqüências do lixo nesse ambiente...
O corpo humano: consequências do lixo sobre a saúde do corpo humano.
 durante o ano.
 O resultado dos trabalhos poderá ser mostrado durante a mostra cultural da escola.




Projeto:   ________________________________________________________________________________               
Plano de Ação:  Escola Sustentável EMEF Pres. Deodoro da Fonseca
O quê
Quem
Como
Quando
Materiais e custos
Observações






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário