quinta-feira, 20 de junho de 2013

Preparação para a Conferência do Meio Ambiente na Escola

Primeiros passos da nossa caminhada do Projeto de Educação Ambiental



Conscientização ambiental é... saber que cada passo nosso interfere na Terra que pisamos!

Diagnóstico na nossa escola e algumas ações em 2012 ....


























Antes e Depois:
2012


Jardim Secreto

Antes: 
 
Depois:

Durante:













Espiral de flores e hortaliças

Antes:


Depois:


Durante:






Escolas do bairro Canudos são premiadas no Recicle do Rissul

Os prêmios doados, com o auxílio da empresa Suzuki, foram composteira, banquetas, banco e lixeiras.


Da Redação
Foto: Divulgação
Novo Hamburgo  - A ação Recicle suas ideias do Supper Rissul, que se estende até 2013, agora premiou as escolas do bairro Canudos. A comunidade que levou suas sacolas plásticas e votou beneficiaram as escolas municipais Presidente Deodoro da Fonseca (foto) e a Presidente Floriano Peixoto em 1.º e 2.º lugar respectivamente.
Os prêmios doados, com o auxílio da empresa Suzuki, foram composteira, banquetas, banco e lixeiras. O primeiro lugar ficou com as lixeiras, banco e banquetas e o segundo lugar com a composteira.


Chás: Colheita, preparo e apreciação



































 Preparando a Conferência do Meio Ambiente na Escola


Marco Zero 2013


É preciso conhecer para cuidar e proteger. Uma boa maneira de estudar os subtemas desta conferência e traçar correlações com o nosso local é elaborar um diagnóstico.

Diagnóstico do meio ambiente em nossa escola e entorno: 

1) Lixo encontrado no pátio da escola e nas calçadas próxima a escola:
Embalagem de Figurinhas; 
Embalagem de Salgadinhos, 
bolachinhas recheadas,
Garrafas pet :
Caixinhas de sucos e achocolatados,
Embalagem de balas, pirulitos, sacolé

2) Apesar das lixeiras separadas que temos, ainda encontramos lixos misturados nas lixeiras

3) Lixos nos bueiros e arroios no entorno da nossa escola

4) Tipo de lixo também demonstra  que os alunos consomem em grande quantidade lanches industrializados como salgadinhos bolachas recheadas, balas, picolés























AÇÕES

1) Campanhas de conscientização sobre a problemática do lixo na terra, água, ar . Esse assunto será  tratado de forma transversal nas salas de aulas, dentro do seu projeto de estudo.
2) Incentivo para separação do lixo, pois lixo separado, pode ser reaproveitado.
3) Reaproveitamento do lixo orgânico para produção de adubo na escola, servindo de exemplo para que se possa fazer em casa.
4) Utilização desse adubo no cultivo de chás, alface, tomates e outros, que poderão servir de alimentos para nossos alunos, oportunizando momentos de integração com lanches saudáveis


O que já  está acontecendo:


Resíduos Orgânicos viram adubo

1) Orientação sobre adubo orgânico



2)Alunos fazendo campanha de conscientização




3) Destinando o lixo orgânico a lixeira certa

4) Encaminhando o lixo a lixeira marrom , do lixo orgânico
ân


5) Parceria com as funcionárias da escola para encaminhar o lixo orgânico e as folhas varridas para o jardim secreto , onde estão as composteiras.




6) Composteiras 


Aqui vemos que foram misturados embalagens de cartinhas, então insistimos na importância de destinar o lixo ao lugar correto.






Dia do Desafio: Alimentação Saudável





SONHOS

Pensar + Agir
• Conhecer – Projetos de Pesquisa.
• Desenvolver Projetos de Intervenção.


Mais brinquedos para as pracinhas, para que elas possam brincar, interagir, sonhar, imaginar.....
Que tal construir com pneus....




Alimentação sudável prazerosa e cultivo de mais e mais ervas e hortaliças para o incentivo e prática da alimentação saudável....






Reaproveitamento da água da chuva para utilização em nosso cultivos



Inspirações










Vamos ao plano de ação!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário