domingo, 16 de junho de 2013

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente : 1ª Conferência na Escola

Abaixo um resumo da Conferencia do Meio Ambiente na escola, proposta idealizada pelo MEC dentro do Projeto:  Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

1.2. Como será IV Conferência?
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será construída a partir das etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional.

Primeiro Momento: Conferência na Escola (etapa obrigatória) A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, funcionários e representantes da comunidade):

a) Conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as questões ambientais locais e globais.
b) Pensar sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável.
c) Reconhecer as questões socioambientais no território da escola, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida.
d) Criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) como espaço de debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na 
comunidade e perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos e prevenção de riscos e emergências ambientais.
e) Buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação (vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot de rádio, entre outros).
f) Planejar e inserir no Projeto Político-Pedagógico (PPP) ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciem mudanças rumo à construção de escolas sustentáveis.

Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão – mas também fazem cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. A segunda parte desta publicação possibilita um maior aprofundamento sobre esse conceito e propõe atividades de educomunicação a serem utilizadas na Conferência na Escola.

Espaço Educador Sustentável

É um espaço onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço tem uma intencionalidade deliberada de educar para a sustentabilidade, mantém coerência entre as práticas e posturas e se responsabilizam pelos impactos que geram. Dessa forma buscam compensá-los com tecnologias apropriadas. Eles nos ajudam a aprender, a pensar e a agir para construir o presente e o futuro com criatividade, inclusão, liberdade e respeito às diferenças, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Por suas características, esses espaços influenciam a todos que por ele circulam e nele convivem e assim educam por si mesmos. Com isso, tornam-se referência de sustentabilidade para toda a comunidade.


Conferência na Escola

É preciso conhecer para cuidar e proteger. Uma boa maneira de estudar os subtemas desta conferência e traçar correlações com o nosso local é elaborar um diagnóstico.
Nesse caso, diagnóstico pode ser definido como o conhecimento de todos os componentes socioambientais de determinada área (país, estado, bacia hidrográfica, município, escola) para a caracterização da sua qualidade socioambiental. Portanto, elaborar um diagnóstico é ver, entender e registrar como está a situação socioambiental dessa área, a partir das condições relacionadas aos elementos físicos, biológicos e a fatores socioculturais.

Pensar + Agir
• Conhecer – Projetos de Pesquisa.
• Desenvolver Projetos de Intervenção.

Marco Zero
É o momento em que a escola se encontra antes de iniciar as ações planejadas para depois poder comparar se houve transformações. Podemos perguntar: como a escola está nesse momento? De onde partimos? É o momento exato onde toda a ação vai começar.


a) Apresentação do projetos de ação
Cada grupo deve apresentar a pesquisa sobre como tornar a sua escola mais sustentável, a partir dos subtemas (Terra, Água, Ar, Fogo), e as respostas para as questões:
• Qual o projeto proposto pelo grupo para tornar a sua escola sustentável?
• Qual o objetivo desse projeto de ação?
• Quem são os responsáveis e parceiros?
• Onde, quando e como ele acontecerá?
• Que recursos são necessários?

Ojetivos já traçados e encaminhados

O quê
Quem
 Como
Quando
Observações
Materiais e custos
ok 
Diagnóstico da questão do lixo
Com todos os alunos,
Professores, profissionais da limpeza.

Observação, reuniões, questionamentos aos alunos, recolher sugestões dos funcionários e professores da escola
março



Conscientização
Sobre a situação do lixo no chão e os lixos misturados e as consequências do lixo no chão e de misturarmos o lixo.

Com todos os alunos da escola
Filmes, pesquisas  de imagens e textos na internet
abril
Filme: wall-e



Logística do destino dos resíduos orgânicos da escola
Funcionários, alunos, professores, direção
Todos colocarão o lixo nas lixeiras correta. Esse lixo será recolhido e encaminhado para o jardim secreto, que será colocado nas composteiras, junto comas folhas varridas pelas funcionárias da escola


A partir de maio até o final do ano.

Baldes brancos reciclados comprados em um armazém de Hamburgo Velho

Composteira

Com a utilização de caixas de legumes, jornal
maio
Doação das caixas pelo pai do Pedro do 4º ano
Caixa, jornais

Minhocas para composteira

Doação de professores
junho



Pesquisa sobre o valor das minhocas nas composteiras


junho



Mais pesquisas, imagens e filmes sobre o lixo no mar, no espaço, e servindo sendo consumidos por animais

Nas aulas de informática e projeto de educação ambiental

A partir de junho
Documentário: A ilha de plástico sobre o lixo no mar e animas que morrem consumindo lixo como alimento





Objetivos para o próximo semestre:

O quê
Quem
como
quando
observações
Materiais e custos

cultivo  de ervas e hortaliças 




 todos os alunos
 nas aulas de educação ambiental
 a partir de agosto

 terra
mudas
latas
baldes


recolhimento
da água de
chuva




 pais?

 2º semestre

 reservatório da água
encanamento



brinquedos de

pneus

 pais?
recortar e pintar pneus, parafusar , enterrar
 2º semestre




passar nas salas com a turma que estiver em educação ambiental para recolher o lixo orgânico, observar a separação e anotar na tabela como está o desempenho da turma que se sair bem será premiada.




alunos

períodos após o lanche e recreio
com a turma que estiver em educação ambiental 
 Esse lixo será levado  para o lixo marrom, que será destinado a composteira


 Passeio ao centro urbano ecológico da Maria Leoni
para sensibilizar que é possível ter uma horta urbana em lugares pequenos podendo cultivar saúde






turmas de alunos

nos dias combinados anteriormente 
com a professora da turma para que possamos junto
ao passeio

 datas a combinar


passsagem de onibus


Passeio de estudo dos 5ºs anos ao Quinta da Estância: Sítio Ecológico;










Pesquisa sobre o lixo e os malefícios dele pra a saúde das pessoas plantas e animais  e do planeta 




Todas as turmas
 dentro do projeto de estudo respectivo de cada turma.
Ex. Biologia
marinha e as conseqüências do lixo nesse ambiente...
O corpo humano: consequências do lixo sobre a saúde do corpo humano.
 durante o ano.
 O resultado dos trabalhos poderá ser mostrado durante a mostra cultural da escola.




 Projeto:   _____________________________________________________________________________________________________________               
Plano de Ação:  Escola Sustentável EMEF Pres. Deodoro da Fonseca
O quê
Quem
Como
Quando
Materiais e custos
Observações




























































b) Organização das ideias
Com tantas propostas diferentes é bom eleger um relator para anotar as opiniões e sugestões que surgirem. Durante os debates, todas as ideias são válidas e precisam ser respeitadas e anotadas.
Relatar o quê?
Durante a Conferência na Escola, é bom que alguém escreva tudo o que foi dito, de forma sucinta, mas abrangente. Registrar a memória do trabalho realizado colabora para a organização do debate e das decisões, além de ser uma base para as ações após a conferência. Os projetos devem ser guardados para que a escola os reveja e os utilize quando achar necessário. Vale também registrar com gravador de som ou câmera de vídeo, se for possível. cartilha_A4_paisagem.indd 28 1/28/13 11:13 AM29

c) Priorização das ideias
Vai indicar por onde a escola pretende começar a mudança para se tornar uma escola sustentável. Importante deixar claro que todas as ideias expostas são válidas e serão consideradas, mas será necessário eleger uma delas como a iniciativa pela qual se começará a transição da escola para a sustentabilidade; enfatizar que não se trata de uma competição pelas melhores ideias, mas um trabalho colaborativo em que as propostas serão examinadas de acordo com determinados critérios, tais como: a importância e a urgência para a escola, maior facilidade de implementação e disponibilidade de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

Folha de registro:
Esta folha de registro é um modelo da que você encontrará no site de cadastramento.
Assinale o subtema trabalhado
( ) Água na escola sustentável
( ) Terra na escola sustentável
( ) Fogo na escola sustentável
( ) Ar na escola sustentável
Nossa ação pela escola sustentável
Título do projeto:
O quê:
Para quê:
Onde:
Quem:
Com quem:
Quando (período de realização):
( ) 0 a 3 meses ( ) 3 a 12 meses ( ) mais de 12 meses

Algumas sugestões de título:
Cultivando no dia-dia, saúde, sabor e alegria.

http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/cartilha_passoapasso_conf_isbn_final.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário